2ª oficina

2ª oficina – Choupal

“Desenho de árvores – a linha como mancha” – com Helena Monteiro (PT)

Desenhar árvores numa hora e um quarto é um desafio, mas todo o desenho é um desafio. A vida é um desafio. Todos nós conhecemos bem as árvores, passamos por elas diariamente. São modelos excelentes, não se movem – apenas o vento consegue despenteá-las. Contudo, temos delas um estereótipo que temos de pôr de lado para melhor as sabermos olhar e compreender. Não precisamos de as desenhar com pormenor; antes pelo contrário, temos é de lhes seguir a forma, a textura e dar-lhes volume.

As propostas de trabalho serão simples, duas rápidas propostas de simplificação e volume, seguidas de um desenho de observação de uma parte do choupal, ao gosto de cada um, no seguimento das propostas apresentadas. O fundamental é desenhar olhando para o que estamos fazendo e sentirmos prazer no que estamos a desenhar. No último desenho, quando escolherem a parte do choupal a desenhar, façam-no com tempo, escolhendo algo que possa ser simplificado e que desafie o vosso olhar e a vossa mão.

Material: caneta preta ou azul (waterproof) e uma caneta que não seja waterproof (que borre) e aguarelas; de preferência – amarelo limão (ou outro amarelo), azul ultramarino, vermelho escuro ou magenta, castanhos e, se quiserem alguns verdes.

o desenho que fiz nesta oficina:

20160507_100518

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s