Programa Trienal DESENHA’12 até 15 DEZ

Programa aqui: http://www.trienalmovimento.org/

Objectivo

Este será um movimento em torno do desenho português. Um movimento que divulgará as diversas vertentes do desenho.

Porquê o desenho?

Porque o desenho é comunicação.

Desde a infância que o ser humano desenvolve a sua comunicação através do desenho.

Representar objectos, paisagens e ideias por meio de linhas, pontos e manchas foi sempre utilizada na história da humanidade.

É pois uma parte intrínseca nossa enquanto seres racionais.

Porque o desenho é uma ferramenta de informação, de humor, de integração, de registo de ideias.

Porque o desenho é acessível a todos. Sem limite de idade, estatuto social ou profissão.

Porque o desenho é de todos e em tudo há desenho.

Diversidade

O Desenho sempre foi versátil, acompanhou a evolução do ser humano, evoluindo também para uma complexa rede de expressões, estilos, formas e diferentes utilizações.

A Trienal Movimento Desenho 2012 aproveitará e potenciará esse facto, criará uma rede de parceiros que trabalham o desenho com diferentes visões artísticas e materiais, eventos/acções em redor do Desenho que permitirá a valorização da sua diversidade assim como o cruzamento disciplinar.

Todas as diferentes vertentes e expressões do desenho poderão estar reunidas num só movimento, num só momento.

Em rede

Em 2012 estará unida uma rede nacional de autores, associações, centros culturais, escolas, faculdades, fundações, galerias e instituições privadas e públicas num Movimento pelo Desenho.

Será um Movimento nacional a nível cultural e artístico, um espaço de trocas, uma plataforma multidisciplinar sinónimo de diversidade e pluralidade em torno do desenho.

Um Movimento que vive da rede de parceiros que são livres e independentes na sua programação, na sua visão artística e na relação com os seus públicos.

Sinergias

A Trienal Movimento Desenho 2012 disponibilizará e articulará entre os parceiros uma lista de dados sobre equipamentos disponíveis e acções/eventos sobre Desenho para que os parceiros estabeleçam sinergias ou programas em conjunto se assim o desejarem.

Potenciará uma cultura de cooperação numa lógica de partilha de informação e de trabalho conjunto para a construção e acumulação colectiva de know-how e conhecimento entre parceiros.

Na rede, acreditamos, nascerão relações e sinergias fundamentais para a sustentabilidade de projectos futuros, optimizando espaços e canais de comunicação, colocando pessoas e ideias em ambientes criativos e inovadores.

Plataforma de comunicação

A Trienal Movimento Desenho 2012 fará, através de diversos mecanismos, uma divulgação activa e apresentará o potencial cultural, artístico e multifacetado do desenho, facilitando a divulgação das diversas ofertas culturais, estimulando a criatividade, a valorização e visibilidade do trabalho dos agentes culturais.

Uma plataforma de comunicação que atrairá criadores artísticos, agentes culturais, empresas e instituições que desejam estar integrados numa rede nacional que para além de divulgar, promove a cooperação e a articulação entre parceiros.

Comunicação em conjunto

A Trienal Movimento Desenho 2012 criará uma relação entre autores, instituições e público que vai além da divulgação individual da informação do evento criado pelos parceiros, usando a força de uma comunicação em conjunto.

Uma comunicação que se estenderá por todo o território nacional através dos meios tradicionais de comunicação: Website; plataformas digitais com elevada portabilidade (telemóveis, ipads, redes sociais como Facebook, YouTube e Twitter); acções especiais (broadcast bluethooth, mecânicas SMS/MMS, entre outras tecnologias; em redes de canais multimédia; publicação de duas revista (DESENHA ’12; ROTEIROS ’12); circuito Mupi e através de parcerias com os meios de comunicação.

Mas também uma comunicação em conjunto através dos parceiros, geograficamente distintos, divulgando as ofertas culturais de cada parceiro nas várias cidades e regiões, divulgando o Movimento Desenho por todo o país.

Valor

A Trienal Movimento Desenho 2012 pretenderá divulgar Desenho através das acções dos parceiros, seja para consumo e usufruto cultural, seja para a formação ou prática das actividades propostas ou seja para a valorização desta disciplina junto do público como factor de desenvolvimento em diversas áreas. Atrair o público, autores, agentes culturais, instituições mas também a indústria. Criando valor com o desenho e para o desenho, desenvolvendo uma rede nacional de novos produtos culturais, turísticos e não só, valorizando a criação e a criatividade do desenho português.

Novos públicos

Enquanto plataforma nacional de Desenho, enquanto centro divulgador das mais diversas vertentes do Desenho, a Trienal Movimento Desenho 2012 não se limitará a abranger segmentos de público limitados, interessados apenas em determinadas acções ou vertentes do Desenho, alcançará o grande público e despertará novos centros de interesse. Novos públicos.

Roteiros de Desenho

A Trienal Movimento Desenho 2012 irá articular as ofertas culturais da rede de parceiros com a oferta hoteleira, criando percursos de Desenho, roteiros temáticos. Dinamizar o Desenho como agente de desenvolvimento turístico.

in http://www.trienalmovimento.org/

F..O..A

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s