Começar do zero : A MARCA

Caros alunos este primeiro tema leva-nos bem atrás, para o início exploratório dos riscadores, numa (re)descoberta individual espontânea mas consciente.

1º Tema – a capacidade expressiva dos grafismos          

(Exercícios conceptuais de carácter abstrato)

  • Descoberta da diferença;
  • Repetição consciente do gesto;
  • Configuração e ampliação;
  • Tridimensionalidade ilusória.

Desenho feito por uma criança: o Diogo 2 anos

“No período da produção de rabiscos/gatafunhas, ocorre uma importante exploração de suportes e instrumentos. A criança experimenta, por exemplo, desenhar nas paredes ou no chão e interessa-se pelo efeito dos diferentes materiais e formas de manipulá-los, como pressionar os marcadores com força e fazer pontinhos. Essa atitude de experimentação tem um valor indiscutível. Para a criança “ver é crer”, e o desenho desenvolve-se com base nas observações que ela realiza sobre a sua própria ação gráfica.

in http://butterfliesehurricanes.blogspot.pt/2012/07/o-desenho-e-o-desenvolvimento-infantil.html

Filipa Oliveira  Antunes F .. O .. A
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s